Assim que a gravidez for confirmada, deve-se marcar uma consulta com o obstetra até a semana 13 de gestação para confirmar a fase da gestação e esclarecer dúvidas como data provável de nascimento do bebê e os cuidados durante a gestação.
No 1o trimestre da gestação, o acompanhamento pré-natal é feito por meio de exames que avaliam e monitoram o desenvolvimento do bebê e a saúde da mulher, além de verificar se há risco da mãe passar alguma doença para o bebê.
Os principais exames solicitados pelo obstetra no 1o trimestre de gravidez incluem:
1. Exame ginecológico.
O exame ginecológico do 1o trimestre de gravidez é feito com o objetivo de avaliar a região íntima da mulher e, assim, identificar sinais de infecção ou inflamação na região genital, isso por que algumas situações como candidíase, inflamações vaginais e câncer de colo do útero, por exemplo, quando não identificadas e tratadas podem influenciar no desenvolvimento do bebê.
2. Exames de rotina .
Em todas as consultas de acompanhamento, o obstetra pode realizar alguns exames mais gerais para avaliar a saúde da mulher. Assim, é comum que seja feita a medição da pressão arterial com o objetivo de avaliar o risco de eclâmpsia, o que pode levar à antecipação do parto, além de também ser feita a avaliação do peso da mulher.
Outro exame de rotina que é normalmente feito é a verificação da altura uterina, em que é feita a medição da região abdominal com o objetivo de avaliar o crescimento do bebê.
3. Exames laboratoriais.
Alguns exames laboratoriais podem ser recomendados pelo obstetra no 1º trimestre de gravidez, sendo eles:
Hemograma completo; Tipo sanguíneo, fator Rh e teste de Coombs indireto;
VDRL;
HIV;
Hepatite B e C; Tireoide, como TSH, T3 e T4;
Glicose; Toxoplasmose; Rubéola; Citomegalovírus ou CMV;;
Urina tipo 1 ou EAS, e urocultura;
Fezes.
4. Ultrassom obstétrico.
O ultrassom obstétrico do 1º trimestre de gravidez é o transvaginal, que é normalmente realizado entre a 8ª e a 10ª semana de gestação e serve para confirmar a idade gestacional, como o embrião está se desenvolvendo, se está no lugar correto dentro do útero, se a gravidez é de um ou mais bebês, além de verificar a frequência cardíaca do bebê e permitir calcular a data prevista do parto.
5. Translucência nucal.
O ultrassom de translucência nucal é feito entre 11 e 14 semanas da gestação, e serve para detectar malformações e doenças genéticas, como a síndrome de Down, por exemplo.
Além disso, durante o pré- natal também podem ser feitos exames para identificar outras infecções sexualmente transmissíveis como gonorreia e clamídia, que podem ser diagnosticadas por meio do exame das secreções vaginais ou exame de urina. Se houver alguma alteração em algum destes exames, o médico poderá solicitar a repetição do exame no segundo trimestre de gestação.